The Truth's For Sale

The Pool RPG

Posted in RPG by Carlos Hentges on 19/10/2017

The Pool é um sistema extremamente simples, com foco em narração. Para baixar o material completo (são apenas oito páginas), clique aqui.

Resumo (com regras opcionais):

– Os personagens são construídos com Características. Elas podem representar traços de personalidade, ambições, defeitos, talentos, habilidades profissionais, o que for. Seu nível vai de +1 a +5.
– Cada jogador tem 15 “Dados” para distribuir em suas Características. Seu custo é o igual ao valor associado à característica, multiplicado por ele mesmo. 1 custa 1. 2 custa 4. 3 custa 9. E assim por diante. Os Dados não utilizados na criação do personagem ficam com o jogador na forma de Dados Bônus.

Usando um personagem Mago como exemplo:
Mago recém-iniciado entre os Solificati +2
Veneração por livros, bibliotecas e o conhecimento em geral +2
Adotado por casal de nobres de hábitos extravagantes +2
Isso custaria 12 de meus 15 Dados. Ou seja, eu começaria o jogo com 3 Dados Bônus.

– O valor de cada Característica corresponde à quantidade de d6 que o jogador rola para solucionar um Conflito no qual aquela Característica seja relevante. Para ter sucesso, o jogador precisa rolar pelo menos um resultado 1.
– O Narrador fornece de 1 a 3 Dados Bônus para cada rolagem, buscando refletir a dificuldade da ação pretendida.
– Essa rolagem pode ser melhorada pelo acréscimo de até 9 Dados Bônus que o jogador tenha consigo (eles não retornam ao jogador depois de utilizados).

Ex.:
O mago iniciante busca desvendar os mistérios de um tomo que não deveria estar lendo numa biblioteca subterrânea.
Eu rolo 2d pela minha Característica Veneração por livros, bibliotecas e o conhecimento em geral. O Narrador fornece +1d (trata-se de uma escrita difícil, o personagem tem pouco tempo para se concentrar). Como quero muito compreender o conteúdo do tomo, adiciono 2 Dados Bônus à rolagem. Ou seja, uma rolagem de 2d+1d+2d = 5d.

– Para ter sucesso, é necessário rolar 1 em pelo menos um dado.
– Em caso de sucesso, o jogador tem duas opções: receber 1 Dado Bônus e deixar que o Narrador descreva o resultado do Conflito. Ou realizar um Monólogo da Vitória, quando toma para si a tarefa de narrar o resultado do Conflito.
– Em caso de falha, o jogador recebe 2 Dados Bônus.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Álvaro Botelho said, on 20/10/2017 at 13:07

    Bastante interessante a mecânica do jogo.’

  2. Carlos Hentges said, on 20/10/2017 at 13:16

    simples e direto, voltado à narração e dando muita liberdade aos jogadores. bem ao meu gosto.
    vou testar em breve em uma sessão one-shot com uma história ambientada em numenera que já narrei:
    https://truthforsale.wordpress.com/2015/10/19/numenera-o-dispositivo-do-pesadelo/

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w