The Truth's For Sale

Hospital Psiquiátrico São Pedro – Cronologia da Ruína

Posted in RPG, World of Darkness by Carlos Hentges on 03/08/2011

Cenário de Alienados, crônica de Changeling: The Lost.

O Hospital Psiquiátrico São Pedro, como ele é hoje conhecido, é o centro da comunidade Changeling de Porto Alegre. Batizado de A Ruína, abriga atividades o suficiente para justificar a presença de praticamente qualquer pessoa, mas é amplo o bastante para que todo o desejo por reserva seja atendido em seu terreno de prédios abandonados, construções demolidas e edificações reerguidas sobre cinzas.

1884 – É inaugurado o Hospício São Pedro na cidade de Porto Alegre, Província do Rio Grande do Sul. Ele abriga 41 alienados (24 homens e 17 mulheres). 14 funcionários, aí incluída a equipe médica, são responsáveis pelos internos.

1889 – A administração do Hospício São Pedro deixa as mãos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e passa ao doutor Francisco de Paula Dias de Castro. A ele é dado poder para promover todas as mudanças necessárias ao melhor funcionamento da instituição.

1891 – Carlos Lisboa, primeiro médico-diretor da instituição, falece após ser atropelado por uma carruagem no pátio central do Hospício. A vaga é ocupada pelo doutor Olympio Olinto de Oliveira.

1893 – O Hospício abriga 192 alienados em 106 celas e sete salas. A capacidade estimada então é de 160 internos.

1903 É concluída a Ala Oeste, que amplia para 450 o número de vagas do Hospício São Pedro. A proibição, pelo presidente Rodrigues Alves, do recolhimento de insanos às cadeias leva à plena ocupação imediata.

1906 Um surto de violência emerge dos pacientes, revoltados contra o tratamento considerado cruel. Oito membros da equipe médica e 37 pacientes são vítimas do incêndio que espalha-se pela Ala Leste durante a rebelião, contida pelas Forças Armadas.

1910 – Irmãs da Congregação de São José de Chambêry (França) iniciam atividades do Hospício São Pedro. Chegariam a 87 em 1952.

1911 – A disciplina de Clínica das Moléstias Mentais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre é oferecida regularmente no Hospício São Pedro.

1912 – A aplicação da clinoterapia no Hospício São Pedro, um tratamento para alienados agitados através do repouso no leito, deu fim à balbúrdia que perturbava os alienados considerados tranquilos.

1915 – Acontece a primeira aposentadoria no Hospício São Pedro. Após 31 anos de ofício público, um servidor é jubilado por ter-se “inutilizado” no serviço, conforme inspeção de saúde a que foi submetido.

1919  Seis pacientes são encontrados nos porões do Hospício vítimas de inanição. Nenhum culpado é apontado, e as famílias não recebem qualquer tipo de compensação.

1921 – Na 1ª Divisão do São Pedro transitam 458 alienados, cujos diagnósticos mais frequentes foram psicoses, alcoolismo e demência precoce. Na 2ª Divisão, o movimento é de 486 alienadas, cujo diagnóstico mais comum é psicose maníaco-depressiva.

1926 – O doutor Jacintho Godoy Gomes é empossado na direção da Assistência aos Alienados do Rio Grande do Sul, que inclui o comando do Hospício São Pedro e do Manicômio Judiciário. Ao longo de sua administração, que corre até 1951, Godoy Gomes promove testes visando à esterilização de pacientes.

1933 Jonas Amaro, portador de Mongolismo (mais tarde denominado Síndrome de Down), falece de hemorragia cerebral. Necropsia revela que ele havia sido submetido a dezessete intervenções cirúrgicas ao longo do último ano. A última delas, uma exploração no cérebro, é causa direta de sua morte. O caso é encoberto pelas autoridades, que temem arruinar a reputação nacional do Hospício São Pedro.

1938 – Fundada a Sociedade de Neurologia e Psiquiatria do Rio Grande do Sul, que tem como presidente o doutor Jacintho Godoy Gomes, vice-presidente o doutor Fábio de Barros e tesoureiro o doutor Cyro Martins.

1941 – A convulsoterapia pelo cardiazol, que vinha sendo utilizada no São Pedro, é substituída pela eletroconvulsoterapia, cujos aparelhos são fabricados no próprio Hospício São Pedro pelo engenheiro Olmiro Ilgenfritz, supervisionado pelo doutor Murillo da Silveira, psiquiatra da Instituição.

1944 – Introduzido no Hospital São Pedro pelo cirurgião doutor Almir Alves o procedimento da psicocirurgia, sendo que de maio a junho são praticadas 25 intervenções.

1950 – Estabelecida a Seção de Pessoal do Hospício São Pedro. Para uma população interna de 2.881 doentes mentais existe um quadro do Serviço Técnico com 165 servidores, entre equipe médica, atendentes e religiosas.

1952 No ápice de seu funcionamento, quando abriga três mil internos, o Hospício São Pedro sofre um incêndio que destrói a Ala Leste e vitima 1/6 dos alienados. O processo de desativação tem início.

2011 Parcialmente destruído e jamais plenamente recuperado, o Hospital Psiquiátrico São Pedro abriga alguns grupos artísticos, uma instituição de ensino na área de saúde, uma ala voltada ao tratamento de alienados e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Anúncios

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. R.G. Caetano said, on 03/08/2011 at 12:48

    ”1906 – Um surto de violência… contida pelas Forças Armadas.”

    Bei!

  2. Carlos Hentges said, on 03/08/2011 at 14:06

    O texto que serviu de referência às minhas deturpações, aqui:
    http://www.saude.rs.gov.br/dados/1306107457611LINHA%20DE%20TEMPO.pdf

  3. Jéssica Castro Paim said, on 20/07/2012 at 09:22

    Oi gostaria de saber se é possivel visitar o hospital somente a parte das ruínas para tirar fotos?

  4. Hentges said, on 20/07/2012 at 09:32

    O canal oficial para informações a respeito do São Pedro é este:
    http://www.saude.rs.gov.br/conteudo/330/?Departamento_de_Coordena%C3%A7%C3%A3o_dos_Hospitais_Estaduais_-_DCHE

    As imagens que ilustram esse texto e todos os demais são uma representação, não tendo sido registradas no hospital.

    Gracias.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: