The Truth's For Sale

Falta Tensão

Posted in PS3 by Carlos Hentges on 21/02/2011

Após chegar ao fim de Assassin’s Creed – Brotherhood (faltam apenas algumas missões secundárias), percebi o vazio do debate a respeito de quão difíceis são os games hoje em dia e se eles deveriam ser mais desafiadores para, assim, servir ao gosto dos jogadores hardcore.

Ao longo de diversos momentos das quarenta horas que Brotherhood exigiu de mim lembrei-me de um game lançado dois anos antes dele: Metal Gear Solid – Guns of the Patriots.

Mais especificamente, eu recordava como eram tensos os momentos de infiltração, especialmente os mais exigentes, quando as rotas de vigilância que eu tinha de ultrapassar cruzavam-se em pontos diversos e davam pouca margem para erro ou hesitação. Normalmente, o que eu acabava ouvindo era uma sirene, seguida de gritos e disparos contra o pobre Old Snake, que constantemente padecia em minhas mãos.

Mas eu sempre estive disposto a retornar e tentar novamente. Foi assim até o final do jogo.

Com Brotherhood é diferente. Eu nunca dei importância aos alertas dos guardas. Bastava fugir ou enfrentá-los diretamente, sendo que a decisão dependia exclusivamente de opção pessoal, já que a quantidade de riscos inerente a uma ou outra é sempre baixa. Meros obstáculos, mas nunca um desafio.

O quão isso é ruim? Depende.

O caminho do início ao fim do jogo é macio e tranquilo. Você realiza as missões e assiste às cutscenes. Desvia do caminho conforme tarefas secundárias são oferecidas e, sem grande esforço, chega ao satisfatório final. Mesmo a opção de Sincronização 100%, que diz respeito a completar a missão em questão e um objetivo secundário, não causam maiores dores de cabeça (com exceção, talvez, de uma ou duas delas).

E você pode aproveitar o jogo completamente bem dessa forma. Aliás, eu recomendaria Brotherhood a qualquer um. Estou recomendando agora. Você vai se divertir, acredite.

Porém, falta tensão. E estou falando de tensão, não de dificuldade propriamente.

Dead Space, por exemplo, é um jogo extremamente tenso. Qualquer vídeo no YouTube pode confirmar isso. Porém, não é particularmente difícil. Tanto que é incompreensível para mim jogá-lo uma segunda vez, quando todos os segredos e localizações dos inimigos estão revelados (o mesmo vale para Demon’s Souls, este especialmente tenso E difícil).

Quando escrevi sobre Batman: Arkham Asylum, reclamei justamente do mesmo motivo. “Fiquei muito desapontado com a tranquilidade com que Batman circula pelo asilo. Tudo bem que ele é o morcego mais foda a voar por aí, mas ser objeto de uma armadilha do Coringa em um local repleto de loucos e supercriminosos deveria ser mais desconfortável do que um passeio no escuro. Não existem sustos ou surpresas, no máximo um leve franzir de sobrancelhas”.

Logo, não preciso de jogos mais difíceis. Preciso de decisões difíceis. De clima adequado. De temor pelo futuro e pelo bem-estar do protagonista. Preciso da tensão ao ter que escolher entre salvar a mulher amada ou fortalecer meu exército em meio a um conflito definitivo. E preciso que a decisão, seja qual for, afete o curso da história. Não quero ter tempo para caçar tesouros enquanto decido o que fazer primeiro.

Alguém tem algo para recomendar?

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. L. Maroni said, on 21/02/2011 at 17:00

    Concordo já que a maioria dos jogos já estamos começando somente no HARD. Mas será que não daria pra ser um degrau abaixo do Demon’s Souls? Eu só queira um checkpoint. PQP!

  2. Gosio said, on 21/02/2011 at 18:08

    Quer tomar sustinho? Instala o Quake 3 Arena ou o Savage e começa a jogar com o Hique. Com certeza tu vai se cagar, porque não vai ver de onde o doente te pega…

  3. Carlos Hentges said, on 21/02/2011 at 19:04

    Lucas, se tu disser “Carlos, eu não aguento jogar Demon’s Souls”, eu devolvo teu dinheiro.

    Gói, tu fez o Hique parecer um ninja, e isso é muito, muito esquisito…

  4. L. Maroni said, on 21/02/2011 at 19:10

    NÃO! Eu vou quebrar meu controle jogando e depois vender o jogo por 1 real no Mercado Livre.
    Susto só no Dead Space… que o Gói teve MEDO de jogar e loroteou que odiou a câmera hahaha

  5. Carlos Hentges said, on 21/02/2011 at 19:15

    http://trocajogo.uol.com.br

    Ninguém vai saber que tu fraquejou.

  6. L. Maroni said, on 21/02/2011 at 19:53

    Vá vá vá ! Tu que apanhava da Manoela por causa dele

  7. Rafael G.C. said, on 23/02/2011 at 20:19

    Tem um jogo que promete: Dead Island. Confere o trailer cinematográfico no Youtube.

  8. Carlos Hentges said, on 23/02/2011 at 20:38

    Sim. Eis o trailer. Lindo.


Deixe um comentário

