The Truth's For Sale

Changeling: The Lost – Contratos & Características

Posted in RPG, World of Darkness by Carlos Hentges on 14/09/2010

Características dos Changelings:

– O Glamour: a energia que permite aos Changelings invocarem seus poderes/contratos. Para abastecer-se de Glamour é necessário que o Changeling provoque uma emoção em um ser humano, ou se coloque em uma situação em que essa emoção se apresente.

– Os Contratos: Os curiosos poderes dos Changeling. Mais do que habilidades inatas, são o resultado de barganhas entre as Fadas e o mundo natural. Contratos entre o povo dos sonhos e os mundos que habitam.

– A Clareza: Os Changelings não são mais humanos e nem são Fadas, logo, a Moralidade não se aplica a eles. A Clareza reflete a busca por equilíbrio de criaturas que vivem entre dois mundos.

– A Wyrd: Todos os Changelings estão ligados à magia que o Glamour representa, mas alguns mais do que outros. Um alto valor de Wyrd permite ao Changeling invocar poderosos contratos e fazer usos incríveis do Glamour, mas também o torna emocionalmente mais frágil e intenso. E também faz dele um alvo mais provável para as Fadas que um dia o aprisionaram.

– A Sebe: A barreira que separa o mundo mortal de onde existem as Altas Fadas.

Os Semblantes:

A existência junto das Fadas modifica um Changeling. Essas modificações o relacionam a um dos seis Semblantes. Eles dizem respeito a habilidades, capacidades e verdadeira aparência do Changeling por trás da Máscara que o faz parecer um ser humano como outro qualquer:

Beast: Os de sangue animal, que caçam nas florestas das Fadas, nadam em suas águas e elevam-se em seus céus.
– Bênção: recebem o benefício da Explosão do 8 (resultados 8, 9 e 10 no dado são rolados novamente) quando usando a Habilidade Trato com Animais. Eles também recebem uma Especialização livre em Trato com Animais relacionada ao animal que melhor representa seu Semblante. Além disso, podem utilizar Glamour para ampliar suas rolagens de Presença e Autocontrole na razão de 1 para 1.
– Praga: sofrem modificador de -4 nas rolagens de Habilidades Mentais nas quais não possuam pontos.
– Afinidade – Contrato das Garras e Presas / Contrato do Covil / Contrato da Selvageria.

Darklings: Os noturnos, que espreitam das trevas em cavernas e vales escondidos.
– Bênção: recebem o benefício da Explosão do 9 (resultados 9 e 10 no dado são rolados novamente) quando usando a Habilidade Ocultação. Além disso, podem utilizar Glamour para ampliar suas rolagens de Astúcia, Subterfúgio e Ocultação na razão de 1 para 1.
– Praga: sofrem um modificador de -1 para invocar contratos durante o dia. Esse modificador é de -2 se estiverem expostos à luz solar direta.
– Afinidade – Contrato da Escuridão / Contrato da Sombra e Espírito.

Elementals: Filhos da terra e do ar do Reino das Fadas; aqueles nascidos dos elementos brutos da natureza.
– Bênção: uma vez por dia o personagem pode adicionar o seu valor de Wyrd a sua Vitalidade durante uma cena.
– Praga: perdem o benefício da Explosão do 10 (resultados 10 no dado são rolados novamente) envolvendo o Atributo Manipulação e as Habilidades Empatia, Expressão, Persuasão e Socialização.
– Afinidade – Contrato dos Elementos / Contrato da Comunhão / Contrato da Selvageria.

Fairest: Os mais belos do Reino das Fadas, mas nem sempre os mais gentis; os elegantes e adorados, os graciosos e manipuladores.
– Bênção: podem utilizar Glamour para ampliar suas rolagens de Presença, Manipulação e Persuasão na razão de 1 para 1. Não sofrem modificador de -1 por não possuírem uma Habilidade Social.
– Praga: sofrem modificador de -1 nas rolagens para evitar perda de Clareza.
– Afinidade – Contrato da Presunção / Contrato da Separação.

Ogre: Os fortes e muitas vezes brutais goblins e gigantes, com costas largas e mãos sangrentas.
– Bênção: podem utilizar Glamour para ampliar suas rolagens de Força, Briga e Intimidação na razão de 1 para 1.
– Praga: perdem o benefício da Explosão do 10 (resultados 10 no dado são rolados novamente) envolvendo o Atributo Autocontrole. Além disso, seu Autocontrole sofre modificador de -1 quando utilizado para resistir à ação de outro personagem.
– Afinidade – Contrato da Pedra / Contrato do Juramento e da Punição.

Wizened: Os sutis e inventivos fazedores de maravilhas do Reino das Fadas, sábios e espertos.
– Bênção: podem gastar 1 ponto de Glamour para se beneficiarem da Explosão do 9 (resultados 9 e 10 no dado são rolados novamente) em todas rolagens envolvendo Destreza por um cena. Além disso, eles podem gastar 1 ponto de Glamour para adicionar seu valor de Wyrd à sua Esquiva durante uma cena.
– Praga: perdem o benefício da Explosão do 10 (resultados 10 no dado são rolados novamente) envolvendo o Atributo Presença. Também sofrem um modificador de -2 em Habilidades Sociais nas quais não possuam pontos.
– Afinidade – Contrato do Artífice / Contrato da Animação / Contrato da Forja.

Os Kiths:

Subcategorias do Semblante, que dependem dele e garantem Benções adicionais, tornando-o mais especializado:

Beast:
Broadback – os da resistência e da teimosia;
Cleareyes – os de sentidos apurados;
Coldscale – os familiarizados com os répteis;
Hunterheart – os da aura predatória;
Riddleseeker – os da esperteza e curiosidade;
Roteater – os que vivem da putrefação;
Runnerswift – os do movimento veloz;
Skitterskulk – os rastejantes;
Steepscrambler – os que vivem longe do solo;
Swimmerskin – os aquáticos e anfíbios;
Truefriend – os afeitos à lealdade;
Venombite – os peçonhentos;
Windwing – os de coração nos céus.

Darklings:
Antiquarian – os do conhecimento antigo;
Gravewight – os que confortam-se entre os mortos;
Leechfinger – os que roubam a energia dos vivos;
Lurkglider – os brutos guardiões de pedra;
Mirrorskin – os que escondem-se à plena vista;
Moonborn – as crianças lunáticas;
Nightsinger – os que produzem música assombrosa;
Palewraith – os espectrais que mesclam-se às sombras;
Razorhand – os que acariciam com lâminas;
Tunnelgrub – os que esgueiram-se por túneis;
Whisperwhisp – os espiões de olhos compridos.

Elementals:
Airtouched – os do vento, nuvem, fumaça e do céu;
Blightbent – os que resultam da poluição;
Earthbones – os da pedra e da terra;
Fireheart – os do fogo e do calor;
Levinquick – os tocados pela eletricidade;
Manikin – os de caráter humano;
Metalflesh – os obstinados de pele fundida;
Sandharrowed – os da graça impiedosa das areias.
Snowskin – os gélidos;
Waterborn – os suaves e brutais como as águas;
Woodblood – os filhos das plantas.

Fairest:
Bright One – os que iluminam;
Dancer – os ágeis e graciosos;
Draconic – os do sangue orgulhoso dos dragões;
Flamesiren – os do encanto hipnótico;
Flowering – os das fragrâncias sedutoras;
Minstrel – os que entretêm com canções;
Muse – os que inspiram;
Polychromatic – os da beleza vibrante;
Romancer – os que iludem com paixão;
Shadowsoul – os que irradiam escuridão;
Telluric – os saturados pelos corpos celestes;
Treasured – os criados para enfeitar.

Ogre:
Bloodbrute – os veteranos das arenas;
Corpsegrinder – os que se alimentam dos mortos;
Cyclopean – os pastores e caçadores;
Farwalker – os abomináveis e misteriosos;
Gargantuan – os de estatura grandiosa;
Gristlegrinder – os glutões comedores de carne;
Render – as máquinas de pura destruição;
Stonebones – os gigantes rochosos;
Water-Dweller – os demônios das águas;
Witchtooth – os cruéis que amaldiçoam.

Wizened:
Artist – os dos trabalhos impecáveis;
Author – os das palavras perfeitas;
Brewer – os das magníficas bebidas;
Chatelaine – os organizadores;
Chirurgeon – os da ciência médica;
Drudge – os dos trabalhos invisíveis;
Gameplayer – os da sorte e da sagacidade;
Miners – os das escavações profundas.
Oracle – os que vislumbram o futuro;
Smith – os fazedores de ferramentas;
Soldier – os das inúmeras batalhas;
Woodwalker – os de vivência selvagem.

Os Contratos:

– Contrato da Animação, que concede vida a coisas inanimadas;

– Contrato do Artífice, que magicamente cria, modifica e destrói objetos;

– Contrato da Comunhão, que relaciona o Changeling a seu elemento em um nível profundamente pessoal;

– Contrato do Covil, que auxilia na proteção daqueles que são próximos e daqueles que são caros;

– Contrato dos Elementos, que manipula a essência de tudo o que há;

– Contrato da Escuridão, que incute medo e produz efeitos relacionados à noite e às trevas;

– Contrato do Espelho, que torna possível mudar a própria aparência;

– Contrato do Espinheiro, que garante poder sobre sebes e espinhos;

– Contrato da Forja, que altera a realidade;

– Contrato da Fumaça, que reúne a invisibilidade e o silêncio que fazem das Fadas criaturas sutis e lendárias;

– Contrato das Garras e Presas, que aproxima o Changeling da natureza selvagem com que tem afinidade;

– Contrato das Horas, que permite barganhar com a natureza volúvel do tempo;

– Contrato do Juramento e da Punição, que transforma o Changeling no pior inimigo dos que quebram promessas;

– Contrato da Lareira, que garante uma margem adicional de sucesso ao Changeling;

– Contrato da Lua, que invoca o poder da loucura e do delírio;

– Contrato da Lucidez, que torna possível a manipulação da sanidade e da percepção;

– Contrato da Pedra, que eleva o poder e a selvageria dos Changelings;

– Contrato do Presságio, que abre as janelas do passado e do futuro por um breve período;

– Contrato da Presunção, que inspira e impressiona todos ao redor;

– Contrato da Selvageria, que tornam possível o controle sobre as forças primitivas e selvagens do mundo natural;

– Contrato da Separação, que livra o Changeling dos aspectos físicos da realidade mundana;

– Contrato da Sombra e do Espírito, que aproxima o Changeling daquilo que existe além da morte;

– Contrato do Sonho, que permite invadir e manipular os sonhos de outros;

Contratos Universais podem ser adquiridos e desenvolvidos por qualquer Changeling sem custo adicional. O mesmo vale para os Contratos próprios de cada Semblante. Os demais Contratos necessitam de pontos adicionais de Experiência para serem ampliados.

Contrato (Nome)

Nível – Efeito – Rolagem de dados (Ativação)

Contratos Universais:

– Contrato do Espelho, que torna possível mudar a própria aparência:

* Riddle-Kith
Permite ao Changeling parecer-se como membro de outro Semblante ou Kith. Não permite escolher a aparência.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Manipulação + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling compartilhou uma refeição com alguém do Kith escolhido na última semana.
Sucesso: O Changeling adquire a aparência do Semblante e do Kith escolhidos até o pôr-do-sol ou amanhecer, o que vier antes. O Changeling pode encerrar a Cláusula antes disso, se desejar.
Sucesso Excepcional: O Changeling define detalhes da nova aparência.

** Skinmask
Altera a aparência de uma porção do Changeling, fazendo com que se pareça com outra pessoa.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Vigor + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling está em posse de um objeto que pertenceu ao indivíduo cuja aparência deseja reproduzir.
Sucesso: O Changeling reproduz a aparência pela duração de uma Cena.
Sucesso Excepcional: Torna a rolagem desnecessária na próxima ocasião em que o Changeling realizar a mesma mudança de aparência.

*** – Permite crescer ou encolher – Vigor + Wyrd;
**** – Crescimento de garras, alongamento de pernas, endurecimento da pele e benefícios decorrentes – Força + Wyrd;
***** – Altera completamente o corpo do Changeling – Força + Wyrd.

– Contrato do Espinheiro, que garante poder sobre sebes e espinhos:
* – Envolve espinhos invisíveis sobre uma arma contundente – Destreza + Wyrd;
** – Faz com que uma área de espinhos drene Glamour – Ocultismo + Wyrd;
*** – Cria espinhos no caminho de um perseguidor – Astúcia + Wyrd;
**** – Ergue uma barreira de espinhos – Manipulação + Wyrd;
***** – Ergue um labirinto de espinhos em torno do Changeling – Presença + Wyrd.

– Contrato da Fumaça, que reúne a invisibilidade e o silêncio que fazem das Fadas criaturas sutis e lendárias:

* The Wrong Foot
Altera a natureza dos rastros deixados pelo Changeling. Depois de escolhida a natureza do novo rastro, ele irá substituir todas as manifestações da presença do Changeling em todas as ocasiões em que a Cláusula for utilizada.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Nenhuma
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling lambe o próprio polegar e o pressiona contra um espelho, deixando uma marca de sua passagem.

** Nevertread
Faz desaparecer todos os rastros da passagem do Changeling.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Inteligência + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling passou pelo menos uma hora de pés descalços no dia anterior.
Sucesso: -2 em rolagens para rastrear o Changeling na área.
Sucesso Excepcional. Torna impossível rastrear a passagem do Changeling na área.

*** Shadowpath
A luz evita o Changeling e a escuridão se esforça para ocultá-lo.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Astúcia + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling passou pelo menos uma hora sem contato com nenhuma luz no dia anterior.
Sucesso: +3 em rolagens de Ocultação
Sucesso Excepcional: +5 em rolagens de Ocultação.

**** – Encobre completamente a visão do alvo – Inteligência + Wyrd vs. Perseverança + Wyrd;
***** – Invisibilidade – Inteligência + Wyrd.

– Contrato das Horas, que permite barganhar com a natureza volúvel do tempo:
* – Transforma um objeto velho em um novo – Astúcia + Wyrd;
** – Congela um objeto no tempo – Astúcia + Wyrd;
*** – Provoca os efeitos da passagem do tempo em um objeto – Investigação + Wyrd;
**** – Afeta a passagem do tempo na Sebe – Astúcia + Wyrd;
***** – Envia o alvo para o futuro – Investigação + Wyrd vs. Autocontrole + Wyrd.

– Contrato da Lareira, que garante uma margem adicional de sucesso ao Changeling:

* Fickle Fate
O alvo da Cláusula desempenha uma ação com pouca eficiência.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Nenhuma
Ação: Instantânea – Precisa tocar o alvo
Efeito: O alvo sofre modificador de -2 em sua próxima ação que exigir rolagem de dados.
Interdição: Se utilizada mais do que uma vez por hora em um mesmo alvo, a Cláusula não só não funciona como volta-se contra o Changeling que a invocou.

** – +4 na próxima rolagem do alvo – sem rolagem;
*** – A próxima ação do alvo terá 1 sucesso automático – sem rolagem;
**** – A próxima ação do alvo se beneficia da Explosão do 8 – sem rolagem;
***** – Garante um Sucesso Excepcional em uma Ação Estendida – sem rolagem.

– Contrato da Lua, que invoca o poder da loucura e do delírio;
* – Revela as perturbações do alvo – Astúcia + Wyrd;
** – Agrava as perturbações do alvo – Manipulação + Wyrd – Autocontrole;
*** – Atribui uma perturbação grave com um toque – Presença + Wyrd vs. Autocontrole + Wyrd;
**** – Provoca histeria em massa – Expressão + Wyrd;
***** – Provoca um tipo de insanidade e escolhe o que a manifestará no alvo – Subterfúgio + Wyrd.

– Contrato da Lucidez, que torna possível a manipulação da sanidade e da percepção:
* – Permite compreender a Clareza do alvo e os motivos por trás dela – Inteligência + Wyrd;
** – Eleva temporariamente a própria Clareza – Ocultismo + Wyrd;
*** – Como o anterior, mas beneficia terceiros – Presença + Clareza + Wyrd – Perseverança + Autocontrole;
**** – Protege contra as perdas de Clareza;
***** – Rouba a Clareza do alvo – Presença + Intimidação + Wyrd – Força de Vontade + Wyrd.

– Contrato do Presságio, que abre as janelas do passado e do futuro por um breve período:

* Vision of Strife
Ao olhar para alguém o Changeling enxerga o mais traumático evento experimentado pelo alvo.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Empatia + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O alvo está falando a respeito de seu passado.
Sucesso: Durante alguns segundos o Changeling vê e compreende a experiência vivida pelo alvo.
Sucesso Excepcional: O Changeling adquire uma compreensão adicional de outros traumas do alvo.

** – Antevê o resultado de uma ação – Astúcia + Wyrd;
*** – Revela o mais significativo evento do futuro próximo do alvo – Astúcia + Wyrd;
**** – Permite conhecer o resultado de ações imediatas – Astúcia + Wyrd;
***** – Constrói um evento no destino próximo do alvo – Presença + Wyrd.

– Contrato do Sonho, que permite invadir e manipular os sonhos de outros:

* Pathfinder
Permite descobrir informações sobre a Sebe, como tocas, trilhas e outros detalhes.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Inteligência + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling deve ter derramado uma única gota de sangue ao retirar um espinho da Sebe no último dia.
Sucesso: Para cada sucesso, o Changeling descobre uma informação pertinente a respeite da região da Sebe onde se encontra.
Sucesso Excepcional: Como acima, mas também pode garantir informação sobre coisas que se encontram na Sebe, mesmo que não necessariamente nas imediações.

** – Define o conteúdo de um sonho – Astúcia + Wyrd;
*** – Conjura armas e armaduras para batalhas nos sonhos – sem rolagem;
**** – Extraia itens de sonhos para o mundo real – Inteligência + Wyrd;
***** – Viaja instantaneamente através dos sonhos – Inteligência + Wyrd.

Beast:

– Contrato do Covil, que auxilia na proteção daqueles que são próximos e daqueles que são caros:
* – Torna o Changeling mais atento em seu próprio território – sem rolagem;
** – Cobre passagens com barreiras ilusórias – Astúcia + Wyrd;
*** – Permite vencer as barreiras das residências de outros Changelings – Manipulação + Wyrd
**** – Permite erguer um covil em praticamente qualquer lugar – Sobrevivência + Wyrd;
***** – Coloca abaixo parte ou todo um covil – Força + Wyrd.

– Contrato das Garras e Presas, que aproxima o Changeling da natureza selvagem com que tem afinidade;
* – Permite comunicar-se com um tipo de animal – Trato c/ Animais + Wyrd;
** – Adquire os sentidos apurados de um animal – Astúcia + Wyrd;
*** – Permite comandar um tipo de animal – Trato c/ Animais + Wyrd;
**** – Pode locomover-se com a mesma capacidade de um animal – Destreza + Wyrd;
***** – Assume a forma de um animal – Manipulação + Wyrd.

– Contrato da Selvageria, que tornam possível o controle sobre as forças primitivas e selvagens do mundo natural:
* – Cria harmonia com o ambiente – Persuasão + Wyrd;
** – Impele as forças da natureza contra o alvo – Intimidação + Wyrd;
*** – Faz com que as forças da natureza auxiliem o Changeling – Expressão + Wyrd;
**** – Permite controlar o clima – Presença + Wyrd;
***** – Libera a fúria da natureza – Sobrevivência + Wyrd.

Darklings:

– Contrato da Escuridão, que incute medo e produz efeitos relacionados à noite e às trevas:
* – Torna o alvo suscetível ao medo e intimidação – Manipulação + Wyrd vs. Autocontrole;
** – Sobrecarrega os sentidos do alvo para ocultar o Changeling – Ocultação + Wyrd;
*** – O alvo não pode ser despertado – Manipulação + Wyrd vs. Perseverança + Wyrd;
**** – Permite andar pelas paredes como uma aranha – Esportes + Wyrd;
***** – Produz espasmos que retardam e enfraquecem o alvo – Presença + Wyrd vs. Perseverança + Wyrd;

– Contrato da Sombra e do Espírito, que aproxima o Changeling daquilo que existe além da morte:

* Ghostly Presence
Permite ao Changeling ver, ouvir e conversar com qualquer fantasma da área por uma cena.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Presença + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: Trata-se do fantasma de alguém que o Changeling conheceu.
Sucesso: A comunicação ocorre como se o fantasma estivesse vivo.
Sucesso Excepcional: Os demais seres vivos nas imediações também adquirem a capacidade de comunicar-se.

** – Estreita a barreira entre mundo e permite que o fantasma afete os vivos – Manipulação + Wyrd;
*** – Auxilia na materialização de um fantasma – Manipulação + Wyrd;
**** – Obriga os mortos a contarem o que sabem – Força + Wyrd;
***** – Abre uma porta ao submundo onde vivem os mortos – Vigor + Wyrd.

Elemental:

– Contrato da Comunhão, que relaciona o Changeling a seu elemento em um nível profundamente pessoal:
* – Sente a presença e localização de um elemento – Astúcia + Wyrd;
** – Permite conversar com um elemento – Socialização + Wyrd;
*** – Permite sentir através do elemento – Persuasão + Wyrd;
**** – Convoca o elemento para agir como seu aliado – Persuasão + Wyrd;
***** – Atribui inteligência e animação a um elemento – Presença + Wyrd.

– Contrato dos Elementos, que manipula a essência de tudo o que há:

* Cloak of the Elements
Protege contra manifestações naturais do Elemento por uma Cena.
Custo: 2 Glamour
Rolagem: Nenhuma
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling leva uma manifestação simbólica do elemento consigo.

** Armor of the Elemental’s Fury
Investe o Changeling de uma aura que o protege e fere tudo que o tocar. A porção do corpo coberta pode ser controlada livremente.
Custo: 2 Glamour
Rolagem: Destreza + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling está em contato com uma manifestação vigorosa do Elemento.
Sucesso: O Changeling causa Dano Letal igual a metade de sua Wyrd, arredondada para cima, a qualquer coisa que toque. O personagem rola Destreza + Briga e adiciona metade de sua Wyrd, arredondada para cima, para causar Dano Letal. O Changeling recebe Blindagem 1. Os efeitos duram uma Cena.
Sucesso Excepcional: Permite manter a Cláusula até o pôr-do-sol ou amanhecer, o que vier antes. Ele também pode ativar ou desativar a Cláusula nesse período como bem entender.

*** – Faz com que a manifestação de um elemento aja conforme seu desejo – Manipulação + Wyrd;
**** – Invoca a presença do elemento – Astúcia + Wyrd;
***** – O Changeling torna-se a manifestação pura do elemento – Manipulação + Wyrd.

– Contrato da Selvageria, que tornam possível o controle sobre as forças primitivas e selvagens do mundo natural:
* – Cria harmonia com o ambiente – Persuasão + Wyrd;
** – Impele as forças da natureza contra o alvo – Intimidação + Wyrd;
*** – Faz com que as forças da natureza auxiliem o Changeling – Expressão + Wyrd;
**** – Permite controlar o clima – Presença + Wyrd;
***** – Libera a fúria da natureza – Sobrevivência + Wyrd.

Fairest:

– Contrato da Presunção, que inspira e impressiona todos ao redor;

* Mask of Superiority
O Changeling convence um alvo de que é profissional ou socialmente superior a ele.
Custo: 2 Glamour
Rolagem: Intimidação + Wyrd – Perseverança
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling finge ser uma celebridade cuja importância decorre unicamente de sua boa aparência ou grande reputação.
Sucesso: O alvo é convencido a tratar o Changeling com o devido respeito. Cada sucesso adiciona 1 dado em rolagens de habilidades Sociais contra o alvo por uma Cena, ou até que o Changeling seja desmascarado.
Sucesso Excepcional: O alvo recebe bônus de +1 em rolagens para convencer terceiros da importância do Changeling.

** Songs of Distant Arcadia
Permite ao Changeling tornar-se um artista de capacidade assombrosa.
Custo: 2 Glamour
Rolagem: Presença + Expressão
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling apresenta-se para uma plateia rica e poderosa.
Sucesso: O Changeling recebe um bônus em suas rolagens de Expressão e Persuasão igual ao seu valor de Wyrd até o final da Cena.
Sucesso Excepcional: Além do bônus acima, o Changeling adiciona o seu valor de Wyrd aos números de sucessos de sua próxima rolagem de Expressão ou Persuasão.

*** Splendor of the Envoy’s Protection
O Changeling revela sua verdadeira aparência para todos que podem vê-lo, atordoando-os com seu esplendor.
Custo: 3 Glamour
Rolagem: Presença + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling encontra-se em uma comemoração com mais de uma dúzia de pessoas.
Sucesso: +2 em rolagens de Presença e Manipulação até o final da Cena. Além disso, nenhum dos alvos do Contrato atacará o Changeling até que o próprio comporte-se agressivamente.
Sucesso Excepcional: O mesmo, mas o efeito dura até o nascer ou o pôr-do-sol, o que vier primeiro.

**** – Revela a aparência real para aterrorizar – Intimidação + Wyrd vs. Autocontrole + Wyrd;
***** – Coloca em transe e influencia multidões – Expressão + Wyrd vs. Autocontrole + Wyrd.

– Contrato da Separação, que livra o Changeling dos aspectos físicos da realidade mundana:

* Tread Lightly
O Changeling sofre efeito reduzido por quedas e pode caminhar sobre qualquer tipo de superfície.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Destreza + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling usa um calçado delicado ou caro que seria arruinado sem o uso dessa Cláusula.
Sucesso: -2 em rolagens para rastrear o Changeling.
Sucesso Excepcional: O Changeling pode saltar o dobro da distância normal ou escalar com o dobro da velocidade.

** Evasion of Shackles
O Changeling livra-se de algemas, correntes e outros objetos que o restrinjam.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Furto + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling está preso injustamente por um crime não cometido.
Sucesso: O Changeling é instantaneamente libertado.
Sucesso Excepcional: Portas nas proximidades que impeçam o caminho do Changeling também são destrancadas.

*** – Ignora portas e janelas fechadas – Presença + Wyrd;
**** – Faz com que os ataques evitem o Changeling – Destreza + Wyrd;
***** – Torna intangível – Persuasão + Wyrd.

Ogre:

– Contrato do Juramento e da Punição, que transforma o Changeling no pior inimigo dos que quebram promessas:

* Pursuer’s Seven-League Leap
Ao invocar essa Cláusula o Changeling pode saltar distâncias prodigiosas.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Esportes + Wyrd
Ação: Reflexa
Brecha: O Changeling está perseguindo um quebrador de promessas.
Sucesso: Para cada sucesso o Changeling pode saltar 4,5m horizontalmente e/ou 2,5m verticalmente.
Sucesso Excepcional: A velocidade da manobra concede modificador de +2 da Defesa durante a Rodada.

** – Descobre pelo toque se o alvo quebrou promessas – Astúcia + Wyrd vs. Autocontrole + Wyrd;
*** – Auxilia na resistência a ataques contra a Clareza – Perseverança + Wyrd;
**** – Dá uma idéia geral de onde encontra-se o alvo do Changeling – Vigor + Wyrd;
***** – Acusar um Changeling de quebrar promessas garante poder sobre ele – Presença + Wyrd vs. Manipulação + Wyrd.

– Contrato da Pedra, que eleva o poder e a selvageria dos Changelings:

* Might of the Terrible Brute
Expande os músculos e a Força do Changeling.
Custo: 1 Glamour
Rolagem: Força + Wyrd
Ação: Reflexa
Brecha: O Changeling enfrenta múltiplos oponentes simultaneamente e sem o uso de armas.
Sucesso: A quantidade de sucessos é adicionada à Força do Changeling em sua próxima ação.
Sucesso Excepcional: Além do modificador de Força, a rolagem se beneficia da Explosão do 8.

** Ogre’s Rending Grasp
Foca o poder inumano do Changeling contra um objeto, enfraquecendo-o.
Custo: 2 Glamour
Rolagem: Força + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling busca remover uma barreira.
Sucesso: Cada sucesso remove um ponto da Durabilidade do objeto por uma Cena.
Sucesso Excepcional: Sem benefícios adicionais.

*** Display Grandiose Might
Aumenta a Força do Changeling para tarefas não relacionadas ao combate.
Custo: 2 Glamour
Rolagem: Esportes + Wyrd
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling usa a Cláusula com o propósito de impressionar alguém.
Sucesso: O valor de Wyrd do Changeling é adicionado à sua Força para propósitos não combativos por uma Cena. Caso o Changeling ataque alguém o efeito da Cláusula cessa imediatamente.
Sucesso Excepcional: Além do modificador de Força, a rolagem se beneficia da Explosão do 9.

**** – Permite curar-se alimentando-se – Vigor + Wyrd;
***** – Berserk – Perseverança + Wyrd.

Wizened:

– Contrato da Animação, que concede vida a coisas inanimadas:
* – Revela todos os detalhes de um objeto – Ofícios + Wyrd;
** – Ensina como utilizar qualquer objeto – Astúcia + Wyrd;
*** – Percebe eventos e sensações do ponto de vista do objeto – Empatia + Wyrd;
**** – Faz com que um objeto opere segundo seus desejos – Manipulação + Wyrd;
***** – Anima um objeto – Presença + Wyrd.

– Contrato do Artífice, que magicamente cria, modifica e destrói objetos:
* – Reparo sem ferramentas ou peças de reposição – Ofícios + Wyrd;
** – Danifica equipamentos com um toque – Furto + Wyrd;
*** – Aperfeiçoa um equipamento ou item – Astúcia + Wyrd;
**** – Interrompe o funcionamento de equipamentos – Presença + Wyrd;
***** – Cria itens a partir de peças improváveis (McGyver) – Ofícios + Wyrd.

– Contrato da Forja, que altera a realidade;
* – Altera detalhes de imagens bidimensionais – Expressão + Wyrd;
** – Modifica a aparência de pequenos objetos – Ofícios + Wyrd;
*** – Retira objetos de locais onde eles poderiam estar – Manipulação + Wyrd;
**** – Modifica a aparência dos arredores – Astúcia + Wyrd;
***** – Abre um caminho para qualquer ponto conhecido da Sebe – Erudição + Wyrd.

Algumas observações sobre traduções feitas por mim que diferem daquelas adotadas pela Devir:
Wits, traduzido como Raciocínio, virou Astúcia;
Stealth, traduzido como Dissimulação, virou Ocultação;
Subterfuge, traduzido como Astúcia, virou Subterfúgio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: