The Truth's For Sale

Combate Maçante

Posted in RPG, Teoria do RPG by Carlos Hentges on 18/09/2009

Eu comecei no RPG com a caixa do D&D da Grow. Era um tempo em que enfrentar monstros em masmorras intermináveis representava o ápice da diversão. Depois eu conheci o GURPS, e o objetivo dos combates passou a ser sobrevivência. Quem conhece o sistema sabe o quão mortais podem ser suas regras. A partir daí me envolvi com diversos sistemas e cenários, e no processo meu interesse pelo combate e sua mecânica foi lentamente decrescendo.

A título de exemplo, na minha crônica de Hunter: The Vigil, que já está entrando na 12ª sessão, tivemos dois combates apenas.

Mais recentemente, eu e um amigo passamos a levar adiante um projeto de jogo com autoria dividida batizado de Crônicas Hiborianas. Controlando Conan, o guerreiro definitivo, não havia como não se empolgar diante das cenas de batalha. Sangue, cabeças, membros e tripas, tudo já foi espalhado pelo solo da Hibória ancestral.

Ontem rolamos a oitava sessão. A quarta sob meu comando. E o combate foi chato…

Resumindo a trama: Conan juntou-se aos Aventureiros da Nemédia em uma missão aparentemente simples: espantar bandoleiros que estariam atacando vilas à leste, nos limites da zona de influência da Numália. Chegando lá, descobrem que vilas foram arrasadas e mulheres estão desaparecidas. Acabam por encontrar um templo perdido dos tempos de Acheron, onde um ramo pervertido da outrora orgulhosa civilização tenta se re-erguer por meio da semente de seu sumo-sacerdote, depositadas no útero das mulheres seqüestradas.

Os combates foram duros, e por muito pouco Conan não tombou. Entretanto, não empolgou. Acho que faltaram elementos externos influenciando seu desenrolar. Como uma luta sobre uma balsa, onde além de atacar e defender o personagem precisa manter o equilíbrio.

Enfim, estou aberto a sugestões de mestres que tiveram sucesso adicionando elementos que tornaram memoráveis os combates de suas aventuras.

Tagged with: ,

Deixe um comentário

