The Truth's For Sale

Cai no conto daquele russo da Net – História de Horror

Posted in Outros by Carlos Hentges on 21/11/2008

A minha relação com a Net começou na terça-feira, 11 de novembro de 2008, quando deixei de ir ao trabalho para esperar, naquela manhã, pela instalação de meu Combo (Conexão + Fale Simples + Virtua 3mb).

O técnico chegou por volta das 11h da manhã, e levou cerca de 30 minutos para realizar a instalação (facilitada devido ao fato de que o morador anterior havia sido assinante e a infra-estrutura do prédio estar pronta). Entretanto, eram 12h30min e não havia sinal no Virtua, ainda que o telefone a TV funcionassem a contento.

Nesse momento, cometi o primeiro erro. Assinei o contrato de instalação e concordei que o técnico retornasse mais tarde. Segundo ele era um problema na central, e logo o link para a conexão de Internet banda larga estaria habilitado e funcional.

Mesmo ciente de que não trabalharia durante a tarde, tratei de me tranqüilizar. Por volta das 14h30min apareceu outro técnico. Ele ficou cerca de noventa minutos diante do computador e ao telefone, e nada resolveu. Por volta das 18h30min, a conexão magicamente começou a funcionar. Mas a velocidade equivalia a 150kb (lembre-se que eu contratei 3mb).

Eram 18h55min quando o primeiro técnico retornou. Tinha um modem novo nas mãos. Quando constatou que havia conexão, ainda que com velocidade pífia, desistiu da substituição. Disse que a situação estaria normalizada em horas e fez questão de afirmar-me que o seu trabalho havia sido realizado satisfatoriamente.

Na quarta-feira a velocidade não se normalizou. Nem na quinta. Na sexta-feira eu já estava extremamente nervoso e intolerante. Com uma modesta coleção de protocolos de atendimento nas mãos, não conseguia encaixe para que o problema fosse resolvido através de uma visita técnica. E o horário que me era oferecido estava fora de cogitação – a tarde de sábado, 15/11.

Nesse mesmo dia, aliás, todo o Virtua deixou de operar definitivamente. Mais ligações, mais protocolos, mais promessas de ligações que nunca foram retornadas. Até que na terça-feira, 18/11, uma semana depois da instalação mal-feita, consegui nova visita técnica.

O técnico que lá esteve afirmou categoricamente que o problema era da configuração mal realizada pelo funcionário destacado originalmente para prestar o serviço. Cerca de 40 minutos após a sua chegada, minha velocidade estava estabelecida quase em sua normalidade (equivalia a 2mb, então). Além disso, meu telefone estava com o IP finalmente habilitado, e por isso voltava a funcionar.

Finalmente satisfeito com os serviços da Net, iniciei a navegação. Por volta das 23h recebi uma mensagem informando que entre meia-noite e seis da manhã de 19/11 a rede estaria em manutenção e minha conexão seria desligada. Por volta de 23h30min tudo parou de funcionar.

E não voltou mais. Ao longo da quarta-feira, 20/11, em insistentes ligações, era informado de que havia um problema de rede na minha região, que a Net não sabia sua origem e que não havia previsão de restabelecimento dos serviços. Mas a voz eletrônica dizia que gostava de mim e parecia preocupar-se realmente com o meu bem-estar.

Finalmente, na quinta-feira, 21/11, resolvi falar diretamente com um atendente de carne e osso. E fui informado que não havia problema ou manutenção na minha região. A pessoa não sabia dizer porque eu não tinha nenhuma conectividade ou porque era recebido com a mensagem automática de manutenção.

Eu teria que esperar até segunda-feira, 24/11, duas semanas depois da instalação, para que um técnico me visitasse para constatar e corrigir o problema.

Passados dez dias como cliente da Net, tive duas horas de conexão minimamente satisfatória (60% da velocidade contratada) e a maior parte de velocidade pífia (5% do contratado, metade dos 10% mínimos garantidos em contrato pela Net). Além de muita dor de cabeça e gasto com telefone.

Também colecionei protocolos de atendimento – 10, ao todo. Nenhum deles definitivo para os meus problemas.

Vale ressaltar que a única vez que a Net retomou contato comigo, como sempre prometido, foi no momento de vender o seu serviço.

Já cancelei o serviço, estou aguardando até o dia 01/12 para a retirada do equipamento e entrando com ação no Juizado de Pequenas Causas para impedir a cobrança da primeira mensalidade e da taxa de cancelamento, tendo em vista que, no meu entendimento, não se pode considerar que eu tenha sido adequadamente atendido pela empresa.

(apenas para constar, os contato por e-mail através do Fale Conosco, foram três, também resultaram em coisa alguma)

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. rsemente said, on 21/11/2008 at 19:13

    Dois tipos de empresas que fazem muitas fezes por ai: Operadoras de telefonia e operadoras de internet!

  2. IVegAN said, on 25/11/2008 at 19:33

    meu pai contratou a NET lá pra casa.
    No notebook dele não funciona, no meu micro funciona quase como net discada. Tem dias que eu não consigo entrar, dai tenho que desabilitar a conexão, e re-conectar, e só de vez em quando isso funciona.
    É uma bosta, mesmo. E sempre ouvi coisas boas da NET até a época que minha cidade teve acesso. Depois disso, só ouvi reclamações.
    Eles estão expandindo e não tem a menor estrutura para tal.
    Estou em vias de sair da casa dos meus pais, e quando sair, vai ser pra ter SPEED, que é mais caro, mas FUNCIONA!

  3. sulivan said, on 11/05/2009 at 09:37

    olha aki em ksa a velocidade contrata eh a que eu contratei mas de manha nao da para usar cai praticamente toda hora
    =S


Deixe um comentário

