The Truth's For Sale

Literatura Comentada: Na Toca dos Leões

Posted in Jornalismo, Literatura by Carlos Hentges on 28/10/2008

Na Toca dos Leões trata da história da W/Brasil, “a agência de publicidade mais premiada do Brasil”, e de seu principal sócio e motor criativo, Washington Olivetto. Escrito por Fernando Morais, o livro cobre o período até a conclusão do seqüestro de Olivetto, em 2002.

A obra, porém, pode decepcionar quem procura um material que aprofunde a história da publicidade no país. Ainda que nomes conhecidos circulem pelas páginas, é a W/Brasil e seu proprietário mais famoso o foco de atenção.

Justamente por esse motivo, o livro carece de maior substância. Morais tinha em Chatô – O Rei do Brasil um personagem responsável pela criação do primeiro império das comunicações do país e, por conseguinte, uma fatia importante da história do país na primeira metade do século XX. Assis Chateaubriand, à frente dos Diários Associados, mostrou o quanto a sagacidade, a falta de escrúpulos e uma boa dose de megalomania podem fazer.

Washington Olivetto não é Chateaubriand, e por isso, Na Toca dos Leões não é Chatô. Talvez o protagonista do livro poderia ser igualmente interessante, se analisado em um texto com a extensão de um anúncio publicitário. Observado ao longo de mais de 400 páginas, porém, ele se torna menos denso, menos colorido, menos atraente. Algo como um comercial visto 400 vezes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: